Polícia do RS faz operação contra golpes do “Uber” e dos “nudes”

Hackers estão usando coronavírus para invadir computadores
Policia do RS faz operação contra golpes do “Uber” e dos “nudes”

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou recentemente uma operação que resultou na prisão de 12 pessoas acusadas de aplicar os golpes do “Uber” e dos “nudes”.

+ Samsung Galaxy S22 5G Violeta está disponível no Brasil
+ James Webb encontra exoplaneta com nuvens de areia
+ Ragnarök Online comemora 18 anos no Brasil

A operação ocorreu nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Viamão, Santa Cruz Do Sul, Novo Cabrais e Cruz Alta – todas no Rio Grande do Sul – e, em Palmas, no estado do Paraná.

No golpe do Uber, os criminosos criam um perfil falso no Facebook usando uma foto antiga de um perfil real. Depois, eles fazem negociações com diversas pessoas que ofertam produtos na plataforma de compra e venda “OLX”.

A página falsa entra em contato com alguém que oferta os produtos, manifestando interesse na compra. Com o “negócio” fechado, um motorista de Uber vai até a casa do vendedor e simula a realização de um depósito bancário.

A vítima chega a acreditar ter recebido o valor ao ver um comprovante falso de pagamento. O produto é entregue para o suposto motorista, que, na verdade, é comparsa do outro criminoso.

Já o Golpe de nudes também começa com a criação de um perfil falso na mídia social Facebook. Segundo a polícia, esse perfil é, geralmente, de uma mulher bonita que aparenta ser menor de idade, com fotos sensuais replicadas de páginas de terceiros.

A fraude se inicia quando são disparados convites de amizades para homens, preferencialmente casados e mais velhos. Depois do convite aceito, os criminosos começam a trocar mensagens com as vítimas que acreditam falar com uma menor de idade.

Back to top