Japão e Reino Unido estudam se unir para fazer caça de 6ª geração

Japão e Reino Unido estudam se unir para fazer caça de 6ª geração

A Real Força Aérea Britânica confirmou que está em negociações com o Japão para que os dois países se tornem parceiros no desenvolvimento do Tempest, um avião de caça de sexta geração previsto para entrar em serviço em 2035.

+ Reino Unido revela o avião hipersônico Concept V
+ Marinha dos EUA usa caça F/A-18 Super Hornet para controlar drones do ar
+ Os 10 aviões de caça mais numerosos do mundo

Dentro dos próximos cinco anos, os britânicos esperam ter um protótipo para testes em voo do futuro caça, que será uma aeronave supersônica com baixa assinatura radar. O projeto já contava com a participação da Itália, representada pela empresa aeronáutica Leonardo.

Já o Japão deverá fundir o seu projeto de caça de sexta geração, o F-X, com o Tempest, com a participação da Mitsubishi Electric no desenvolvimento de sistemas eletrônicos, como o radar e outros sensores. De acordo com os britânicos, a parceria deve ser formalizada até o fim do ano.

Os caças de sexta geração serão um passo seguinte em relação a modelos como o americano Lockheed Martin F-35 Lightning II e o russo Sukhoi Su-57, todos da quinta geração. O principal avião de combate britânico atualmente, o Eurofighter Typhoon, é uma aeronave de geração 4,5 (um jato de quarta geração com tecnologias da quinta). Assim como o Saab Gripen que está entrando em serviço na FAB.

Redação:

This website uses cookies.