Estudo sugere ligação entre vulcões e aquecimento global | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Estudo sugere ligação entre vulcões e aquecimento global

Erupções vulcânicas estão ligadas aos aquecimento global, aponta a Nasa
Erupções vulcânicas estão ligadas aos aquecimento global, aponta a Nasa
Erupções vulcânicas estão ligadas aos aquecimento global, aponta a Nasa

Uma nova simulação climática realizada pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, aponta que as erupções vulcânicas de grande porte, conhecidas como erupções de inundação de basalto, aparentemente contribuem significativamente para o aquecimento global e a devastação da camada de ozônio.

+ Cientistas descobrem enzima que decompõe plástico em 24 horas
+ Pesquisadores estudam como aumentar a vida útil das baterias
+ Primeiro eclipse lunar total desde 2019 acontece em maio; saiba mais

Diferente das erupções explosivas, essas erupções de inundação de basalto são compostas por uma série de eventos que duram séculos e, na história da Terra, aconteceram ao mesmo tempo que eventos de extinção em massa.

Os pesquisadores da Nasa usaram um modelo climático para simular os efeitos de uma erupção que aconteceu no atual território dos Estados Unidos entre 15 e 17 milhões de anos atrás.

Os efeitos no clima e na camada de ozônio estariam relacionados à emissão de grandes quantidades de dióxido de enxofre, vapor d’água e dióxido de carbono.

O resultado contradiz estudos anteriores que indicam que os vulcões resfriam o clima. Os cientistas da Nasa acreditam que erupções vulcânicas deste tipo tenham contribuído decisivamente para tornar Marte e Vênus inabitáveis.




  • arrow