Vocação lança campanha para inclusão digital | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Vocação lança campanha para inclusão digital

Vocação lança campanha para inclusão digital
Vocação lança campanha para inclusão digital
Vocação lança campanha para inclusão digital

A OSC Vocação acaba de lançar a campanha “Conectividade na Periferia”. O objetivo é arrecadar recursos para garantir acesso à internet de adolescentes e jovens moradores de comunidades da zona sul de São Paulo atendidos pelos seus programas sociais. Em tempos de normalidade, a inclusão digital já se mostrava essencial para educação, informação e comunicação, garantindo autonomia social.

+Moto G8 Plus começa a receber o Android 10 no Brasil
+Facebook Messenger vai limitar reenvio de mensagens
+Nintendo anuncia novos jogos no aniversário de 35 anos do Super Mario Bros.

No entanto, com o distanciamento social imposto pela pandemia, o acesso à internet se tornou ainda mais urgente. A pandemia ampliou a visibilidade do cenário das desigualdades sociais e mostrou que, além de medidas emergenciais – como distribuição de cestas básicas, produtos de higiene e máscaras – , é necessário minimizar as desigualdades advindas da exclusão digital.

No Brasil, a exclusão digital cria um abismo ainda maior entre os que têm e os que não têm acesso às inovações tecnológicas, pois segundo dados do IBGE, 58% dos domicílios no Brasil não têm computadores e 33% não possuem internet.

A falta de acesso aos recursos tecnológicos afeta o processo educacional, dificultando o processo de aprendizagem à distância que se impõe em função da pandemia. E, consequentemente, poderá servir de gatilho para que adolescentes e jovens se sintam desmotivados a continuar os estudos, porque quem não está conectado às plataformas digitais tem sido prejudicado.

“Essa dificuldade do acesso digital e a questão financeira das famílias que perderam renda durante a pandemia podem fazer com que adolescentes e jovens interrompam os estudos. E o abandono escolar é um problema gravíssimo, porque perpetua o ciclo de pobreza familiar”, comenta Paulina Ribeiro, gestora pedagógica do Centro Mundo do Trabalho da Vocação.

Além de garantir o acesso aos recursos tecnológicos essenciais para o processo de aprendizagem à distância por meio da campanha “Conectividade na Periferia”, a Vocação capacitou formadores para o modelo de aula online e adaptou os materiais pedagógico. Com isso, os Programas Sociais da OSC podem oferecer práticas socioeducativas de qualidade que atendem às novas demandas do ensino digital e, assim, continuar seu trabalho de promoção do desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, orientando e capacitando esse grupo para a entrada no mercado de trabalho para criar oportunidades para geração de renda.

A arrecadação para a campanha “Conectividade na Periferia” está sendo feita por meio de uma plataforma de crowdfunding. Clique aqui para acessar o link para doação.

A Vocação

Há 53 anos, a Vocação atua para impactar a vida de crianças, adolescentes e jovens, visando construir uma dinâmica social mais justa e igualitária.

A Vocação defende um país rico em oportunidades, onde pessoas e comunidades se desenvolvam em plenitude. Assim, promove práticas de aprendizagem e cidadania e desenvolve crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de comunidades, lideranças, famílias e, também, atendimento direto. Além disso, fortalece o pessoal e o profissional, gerando oportunidades de trabalho.

Hoje, seu trabalho desenvolve-se por meio de dois pilares: Desenvolvimento Integral e Comunitário e Integração ao Mundo do Trabalho, que busca por meio do protagonismo, ações de cidadania, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, preparar cidadãos para a vida; com mais autonomia, conhecimento e experiência para impactar a sociedade de forma positiva.

Veja também:

+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol

+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”

+ Ticiane Pinheiro posa de maiô decotado e internautas suspeitam de gravidez

+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’

+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar

+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto

+ Carla Perez fala sobre vida nos EUA: “Aqui é vida normal”

+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada

+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona

+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos

+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns

+ Denise Dias faz seguro do bumbum: “Meu patrimônio”

+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado

+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)

  • arrow