Vídeo mostra o ataque dos helicópteros Ka-52 e Mi-24 na guerra da Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo da operação conjunta dos helicópteros Ka-52 e Mi-24, que atuam na guerra da Ucrânia

+ Gracyanne Barbosa grava cenas do ‘Tô de Graça’ em praia do Rio de Janeiro
+ Filha de fazendeiro do Arkansas faz sucesso no tiktok com vídeos de biquíni

Vídeo mostra o ataque dos helicópteros Ka-52 e Mi-24 na guerra da Ucrânia
Vídeo mostra o ataque dos helicópteros Ka-52 e Mi-24 na guerra da Ucrânia

Segundo o vídeo, as tripulações de dois tipos de helicópteros lançaram um ataque com mísseis na área onde se concentravam os efetivos e equipamentos do inimigo, destruindo o posto de comando das Forças Armadas da Ucrânia.

A linha de fogo localiza-se junto à linha de contato, pelo que as guarnições se aproximam da área de utilização em combate a baixas altitudes, utilizando o terreno como abrigos naturais.

Tripulações de aviação do Exército lançam mísseis de aeronaves a partir de um pitch-up, o que lhes permite atingir postos de comando inimigos a partir de um alcance máximo.

+ VÍDEO: Mísseis atingem país membro da Otan, matando dois poloneses
+ Vídeo: Rússia divulga imagens do Caça Su-35S em missão de ataque na Ucrânia
+ VÍDEO mostra helicóptero de ataque Mi-28N da Rússia em ação

Kamov Ka-52

Kamov Ka-52. Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa
Kamov Ka-52. Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa

O Ka-52 é um helicóptero de ataque de fabricação russa, produzido pela empresa Kamov. Foi baseado no Ka-50 desenvolvido na década de 1980 e introduzido no serviço ativo nas Forças Armadas da Rússia em 1995. Em 2008, a versão atualizada, chamada Ka-52, foi lançada pela Kamov. Considerado um dos helicópteros mais avançados do seu tipo, ele é armado com um canhão automático de 30 mm no nariz, além de lançadores de mísseis ar-terra, também sendo capaz de atingir alvos no ar. Cada unidade desta aeronave custa em média US$ 16 milhões de dólares. Possui uma velocidade de cruzeiro de 270 km/h e um alcance operacional de 545 km.

É utilizado como helicóptero de ataque e escolta pesado, com forte blindagem e uma variedade de armamentos. Seus dois rotores coaxiais lhe dão muita estabilidade e manobrabilidade.

Mil Mi-24

Mil Mi-24. Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa
Mil Mi-24. Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa

O Mil Mi-24, é um helicóptero de ataque e transporte de tropas de baixa-capacidade produzido pela Mil Moscow Helicopter Plant em 1970 e operado desde 1972 pela Força Aérea Soviética, por seus sucessores e por mais de outras trinta nações. A sua designação para exportação é Mi-35.

De grande tamanho, as suas mais notáveis variantes são os Mi-25 e Mi-35. Os pilotos soviéticos apelidaram esta aeronave como “tanque voador” (em russo: letayushchiy tank). Outros nomes não oficiais que recebeu foram Krokodil (“Crocodilo”), por causa da camuflagem do novo helicóptero, e Stakan (“Cristal”), devido às janelas como grandes placas de vidro ao redor do cockpit da primeira versão Hind A.

Em outubro de 2007, a Força Aérea da Rússia anunciou que em 2015 iria substituir os cerca de 250 helicópteros Mi-24 para os últimos trezentos Mil Mi-28 helicópteros de ataque e, possivelmente, o Kamov Ka-52.

Back to top