Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MIG-29 | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MIG-29

Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MIG-29
Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MIG-29
Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MIG-29

Na última terça-feira (8), a Polônia anunciou que poderia abrir mão da sua frota de caças MIG-29 para enviá-los à Ucrânia, que já conta com uma frota do mesmo modelo de aeronave.

+ Força Aérea da Ucrânia ainda é dependente de aviões dos tempos da União Soviética
+ Polônia promete enviar todos os seus MIG-29 para a guerra na Ucrânia
+ Rússia funde corporações aéreas Sukhoi e MiG

Embora a proposta tenha sido rejeitada pelos Estados Unidos, que em teoria ficaria responsável pela entrega dos jatos, a nação da Europa Oriental não é a única da Otan a contar com o caça de fabricação soviética em seus arsenais.

Um desses países é a Eslováquia. Desde 2008, o país usa exemplares da 1ª geração do MIG-29 atualizados pelo próprio fabricante na Rússia e por empresas aeronáuticas ocidentais para atender aos requisitos da Otan.

O outro membro da aliança militar encabeçada pelos Estados Unidos a contar com o MIG-29 é a Bulgária. O país, que tem 14 exemplares também da 1ª geração atualizados, anunciou recentemente a compra de caças americanos Lockheed Martin F-16 para substituir os veteranos aviões soviéticos.

No caso da Bulgária, os caças são uma herança dos tempos em que o país tinha um regime socialista e fazia parte do Pacto de Varsóvia, aliança militar do bloco socialista e que acabou com o fim da União Soviética.

A Eslováquia herdou os seus aviões da antiga Tchecoslováquia. Que também fazia parte do Pacto de Varsóvia.




  • arrow