Veja 5 sinais comuns de um golpe online | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Veja 5 sinais comuns de um golpe online

Hackers estão usando coronavírus para invadir computadores
Hackers estão usando coronavírus para invadir computadores
Veja 5 sinais comuns de um golpe online

Todos nós estamos sujeitos a cair em um golpe online. Mas, independentemente da vítima ou da sofisticação da estratégia, sempre há uma maneira de detectar a fraude antes que seja tarde demais.

+ Moto g71 chega com tecnologia 5G e bateria de 5000 mAh
+ Confira as novidades do pacote do Clube Fortnite de janeiro
+ Vendas de discos de vinil atingem ponto mais alto em três décadas

A empresa de segurança digital Kaspersky divulgou uma lista com cinco sinais comuns de que você pode estar próximo de se tornar uma vítima de criminosos digitais.

1. Promessas ou ameaças

Os golpistas costumam tentar enganar as vítimas por meio da ganância ou do medo. Em ambos os casos, os cibercriminosos tentam causar um curto-circuito na capacidade da vítima de responder racionalmente.

Se, depois de ler esse e-mail, você sentir vontade de fazer exatamente o que o remetente pede (acessar um link, enviar dinheiro, ligar para um número, etc.), isso é sinal de alerta. Respire fundo e releia a mensagem. Provavelmente, você verá o que realmente é: um golpe.

2. Contagem regressiva

Se as situações de carga emocional podem fazer com que as pessoas percam o poder do pensamento crítico, a urgência agrava ainda mais problema. Os golpistas também exploram isso, por exemplo, estabelecendo prazos apertados.

Se uma mensagem disser que você tem apenas alguns dias, horas ou mesmo minutos para mostrar o interesse e ganhar um prêmio ou comprar um equipamento solicitado antes que ele se esgote, provavelmente é um golpe.

3. Design amador

Erros óbvios na mensagem são outro sinal de alerta vermelho. Alguns podem ser erros ortográficos intencionais ou a substituição de letras por números de aparência semelhante ou alternância de outros alfabetos para enganar os filtros de spam.

Seja qual for o motivo dos erros de digitação, as promessas de “milhões de dólares” são um sinal certo de perigo.

4. Pesquisa no banco de dados

Quando uma vítima potencial acessa um site fraudulento de um e-mail ou mensagem de bate-papo, os golpistas geralmente tentam atraí-los por meio de uma série de tarefas simples, como uma breve pesquisa ou selecionar uma série de caixas que supostamente dão acesso a prêmios.

Independentemente dos detalhes, o propósito geral é simples e claro: fazer com que a pessoa invista um pouco de tempo e esforço e permaneça na página, desta forma são menos propensos a fechar a página quando dados para pagamento são solicitados.

5. Um pequeno pagamento

Outro truque favorito depois de fisgar a vítima é solicitar um pequeno pagamento, uma transferência para verificar o cartão ou o pagamento pelo registro em algum banco de dados. Sem ele, segundo os golpistas, não será possível receber a recompensa prometida.

A quantia solicitada costuma ser pequena e insignificante diante da perspectiva de riquezas incalculáveis ​​e pode até vir com garantia de recuperação em data posterior. Não haverá prêmio, apenas a chance de perder ainda mais depois de compartilhar as informações do seu cartão de crédito com golpistas.




  • arrow