Veja 5 dicas para escapar de golpes via internet | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Veja 5 dicas para escapar de golpes via internet

Hacker suspeito de ter movimentado mais de R$ 500 mil só este ano é preso no Rio
Hacker suspeito de ter movimentado mais de R$ 500 mil só este ano é preso no Rio
Veja 5 dicas para escapar de golpes via internet

Mesmo para olhos treinados, nem sempre é fácil de identificar um e-mail ou um site suspeitos.

+ Ilha na Coreia do Sul tem dezenas de carros elétricos BMW i3 abandonados; entenda
+ Apple iOS 15.4 chega com desbloqueio via Face ID de máscara
+ Alemanha anuncia compra de caças F-35A

Por isso mesmo, confira algumas dicas preparadas pela empresa de segurança digital Kaspersky para identificar um golpe virtual.

O endereço de e-mail

Antes de clicar em um link em um e-mail ou responder, dê uma olhada no campo De. O nome do remetente pode ser qualquer coisa, que os golpistas costumam explorar usando o nome da empresa que fingem representar.

Mas substituir o endereço de e-mail real (a parte com o sinal @) é muito mais difícil. Na maioria dos e-mails fraudulentos, o endereço real do remetente não terá nada a ver com a empresa que está sendo personificada ou será semelhante ao real, mas não idêntico — com um ou mais caracteres substituídos (por exemplo, a letra “O” com o número “0” ), uma palavra extra, etc.

Os links no e-mail

Se a mensagem contiver hiperlinks ou botões como “Ganhe um desconto”, “Peça seu brinde”, “Leia mais” ou qualquer outro apelo à ação óbvio, sempre verifique o que está por trás dele.

Se você passar o cursor do mouse sobre o link ou botão (cuidado para não clicar por engano), verá o endereço real do recurso da web que os remetentes desejam que você visite. Encontre o site oficial da empresa em um buscador e compare a URL com o link do e-mail.

Verifique o conteúdo do site

Estude o site com mais detalhes: se for composto por apenas uma ou duas páginas, é muito provável que seja falso.

Os sites corporativos oficiais sempre têm muitas seções com informações úteis: notícias, histórico da empresa, produtos e serviços, parceiros etc.

Coloque sites importantes nos favoritos

Adicione todos os sites que você visita com frequência aos seus favoritos e abra-os apenas a partir daí – dessa forma, você elimina o risco de abrir acidentalmente uma página falsa.

Cuidado com pagamentos e transferências

Se você planeja inserir detalhes de pagamento em um site, precisa ficar de olho em todos os sinais.

O endereço do site parece estranho? A página contém erros de digitação ou elementos de design estranhos? Insira seus dados somente se tudo estiver em ordem.




  • arrow