Três em cada cinco brasileiros desconhecem o que é deepfake | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Três em cada cinco brasileiros desconhecem o que é deepfake

Hackers estão usando coronavírus para invadir computadores
Hackers estão usando coronavírus para invadir computadores
Três em cada cinco brasileiros desconhecem o que é deepfake

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Kaspersky apontou que 66% dos brasileiros desconhecem o que é deepfake.

+ Rainbow Six Extraction é lançado pela Ubisoft
+ Lamborghini lança NFT com chave de fibra de carbono espacial; entenda
+ Anvisa aprova uso da CoronaVac para crianças e jovens entre 6 e 17 anos

Deepfake tem sua origem das palavras “deep”, de “deep learning” ou “aprendizado profundo”, e “fake”, que significa falso. Essa técnica consiste em um método avançado de inteligência artificial que coleta dados sobre expressões e movimentos físicos para criar um vídeo falso muito realista.

Criada inicialmente para o cinema, a técnica se tornou mais acessível e passou a ser usada por criminosos para a criação de conteúdos que podem ser confusos e até mesmo fraudulentos.

“Os exemplos mais comuns de uso indevido incluem vídeos falsos que usam o rosto das vítimas para atacar sua reputação ou credibilidade, bem como a manipulação de imagens e sons para burlar senhas biométricas”, destacou o diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky na América Latina, Dmitry Bestuzhev.

Entre os participantes da pesquisa, que foi feita também em outros países latino-americanos, os peruanos (75%) são os que têm menos conhecimento sobre deepfake, e são seguidos pelos mexicanos e chilenos (ambos com 72%), argentinos (67%)




  • arrow