Transferência de veículo agora pode ser feita por aplicativo | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Transferência de veículo agora pode ser feita por aplicativo

Carteira Digital de Trânsito permite pagamento de multas com desconto de até 40%
Carteira Digital de Trânsito permite pagamento de multas com desconto de até 40%
Transferência de veículo agora pode ser feita por aplicativo

A partir desta terça-feira (31), os proprietários dos veículos usados já podem assinar digitalmente, por meio de uma conta no gov.br, a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos) pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

+ Novo modelo do PlayStation 5 tem um dissipador de calor bem menor
+ The Serif: TV da Samsung que vira quadro estreia no Brasil
+ SpaceX leva abacates, formigas e braço robótico para a ISS

A primeira versão da Assinatura Eletrônica Avançada estará disponível para vendas de veículos por pessoas físicas para estabelecimentos comerciais integrados ao Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque).

Logo após o estabelecimento comunicar, através do Renave, que o cidadão deseja transferir o veículo, o proprietário recebe um comunico, na central de mensagens da CDT, para fazer a assinatura eletrônica no documento.

O sistema traz mais comodidade ao proprietário que, na compra ou venda do veículo usado, não precisará se deslocar mais aos departamentos estaduais de trânsito para emissão do documento ou se dirigir ao cartório para reconhecimento de firma.

A assinatura digital da ATPV-e somente é possível se o Detran de jurisdição do veículo também estiver aderido ao sistema Renave, que consegue integrar todos os sistemas dos estabelecimentos às bases de dados do Denatran e da Receita Federal.

Por enquanto, somente os Detrans de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso possuem integração ao sistema.




  • arrow