Testes da Airbus com combustível SAF mostram resultados promissores | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Testes da Airbus com combustível SAF mostram resultados promissores

Testes da Airbus com combustível SAF mostra resultados promissores
Testes da Airbus com combustível SAF mostra resultados promissores
Testes da Airbus com combustível SAF mostra resultados promissores

A Airbus divulgou os resultados dos primeiros testes com aeronave voando com 100% de querosene de aviação 100% sustentável (chamado de SAF), que é obtido a partir de fontes renováveis.

+ Dauntless chega ao PlayStation 5 em 2 de dezembro
+ Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra a covid-19
+ Vendas de celulares caíram 6,8% em 2021, aponta pesquisa

Com o envolvimento da Airbus e do fabricante de motores Rolls-Royce, o centro de pesquisas alemão DLR e o produtor de SAF Neste, os voos foram feito com um A350 equipado com motores Trent XWB.

As emissões do Airbus foram medidas por um jatinho Dassault Falcon voando a uma distância de apenas 100 metros do A350 e equipado com sensores e instrumentos para fazer essa emissão.

Na comparação com o querosene tradicional, o SAF tem menor densidade mas uma maior energia por quilograma de combustível, com ganhos teóricos em redução de consumo de combustível.

Os resultados preliminares mostraram ainda emissões menores de material particulado em todas as faixas de operação. Atualmente, os aviões podem voar com até 50% de SAF. Mas a tendência é que aviação comercial migre totalmente para o querosene sustentável nos próximos anos.




  • arrow