Sonda Osiris-REx decola do asteroide Bennu em direção à Terra | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Sonda Osiris-REx decola do asteroide Bennu em direção à Terra

Osiris-REx: Nasa vai transmitir ao vivo missão ao asteroide Bennu
Osiris-REx: Nasa vai transmitir ao vivo missão ao asteroide Bennu
Sonda Osiris-REx decola do asteroide Bennu em direção à Terra

Há cinco anos no espaço, a sonda espacial Osiris-REx, da Nasa, decolou no final da tarde de segunda-feira (10) do asteroide Bennu em direção à Terra, trazendo uma carga de amostra de solo do corpo celeste.

+ Agência Espacial Brasileira cria programa para fabricação de satélites
+ Fatecs abrem inscrições para o vestibular do 2º semestre
+ Configurador da Airbus permite criar interior do seu próprio avião
+ Smartphone se tornou “o lugar onde vivemos”, apontam pesquisadores

A viagem de volta para a Terra irá levar 2 anos e meio e irá incluir duas órbitas ao redor do Sol. No dia do retorno, previsto para 24 de setembro de 2023, a cápsula contendo 60 gramas do solo de Bennu irá se separar do restante da sonda e fazer uma queda controlada com o uso de um paraquedas, em uma área de testes da Nasa no estado americano de Utah.

De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, até o momento tudo está saindo de acordo com o esperado. Mas a meta da equipe é preservar o máximo possível de combustível da Bennu prevendo a extensão da missão para outro asteroide ou até uma nova tentativa de lançamento das amostras.

Caso o plano inicial não dê certo, a sonda ficará mais dois anos no espaço até que as condições ideais de liberação da cápsula estejam estabelecidas novamente em 2025.




  • arrow