Sonda Hayabusa2 traz para a Terra amostras do asteroide Ryugu | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Sonda Hayabusa2 traz para a Terra amostras do asteroide Ryugu

Sonda Hayabusa2 traz para a Terra amostras do asteroide Ryugu

Após uma jornada que durou seis anos, a sonda Hayabusa2, da JAXA, a agência espacial japonesa, completou neste fim de semana a missão de trazer para a Terra amostras de solo coletadas no asteroide Ryugu, localizado a uma distância de cerca de 300 milhões de quilômetros. O pouso da cápsula com as amostras aconteceu em uma área remota do deserto australiano.

+Nanossatélite produzido no ITA completa dois anos em órbita da Terra
+Covid-19: SP começa vacinação em 25 de janeiro com idosos e profissionais da saúde
+Consumidores rejeitam atendimento de robôs em SAC, aponta pesquisa

Na orbita de Ryugo desde junho de 2018, a cápsula usou vários artifícios para coletar amostras da superfície e de camadas mais profundas do solo do asteroide, que incluíram o uso de rovers e o pouso na superfície. A missão foi considerada completa em novembro de 2019, quando a sonda começou a sua viagem de volta para a Terra.

Esta foi a segunda missão bem-sucedida da humanidade para coleta de materiais de asteroides. A primeira foi em 2010, também realizada pela agência espacial do Japão. Depois de enviar para Terra o material coletado em Ryugu, a sonda Hayabusa2 foi enviada novamente para o espaço, com a missão de estudar dois novos asteroides até 2031.




  • arrow