Satélite lixeiro é testado pela primeira vez em órbita | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Satélite lixeiro é testado pela primeira vez em órbita

Satélite vai usar ímãs para capturar lixo espacial
Satélite vai usar ímãs para capturar lixo espacial
Satélite vai usar ímãs para capturar lixo espacial

A empresa espacial japonesa Astroscale anunciou recentemente que o satélite ELSA-d criado pela empresa completou com sucesso o seu primeiro teste no espaço. Lançado em março, o equipamento foi criado com o objetivo de testar o uso de magnetismo para capturar e destruir lixo espacial.

+ WhatsApp testa função que permite ouvir e apagar áudio antes do envio
+ Banco Central limita a R$ 1.000 transferência do Pix durante a noite
+ JBL lança fones de ouvido em parceria com The Rock

O equipamento é composto de dois módulos: um principal e outro com o formato de um cubo, que simula um pedaço de lixo espacial. Neste teste inicial, a trava mecânica que une as duas partes foi liberada e elas permaneceram unidas apenas por um eletroímã.

Em seguida, o eletroímã foi desativado e o cubo se afastou por alguns segundos do módulo principal, com as duas partes voltando a se unir alguns segundos depois.

O sucesso nesta etapa irá permitir o avanço para as etapas seguintes, prevista para acontecer nos próximos meses. Na primeiro delas, os módulos irão se afastar a uma distância maior. Esta será seguida de uma simulação em que o cubo irá reproduzir um pedaço de lixo em trajetória descontrolada.

No teste final, o módulo principal vai se distanciar para simular a localização e captura do cubo. Concluída esta etapa, o satélite unido será direcionado para queimar na atmosfera terrestre.




  • arrow