Saiba como identificar um golpe de cartão eletrônico | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Saiba como identificar um golpe de cartão eletrônico

computador
computador
Saiba como identificar um golpe de cartão eletrônico

Com o fim do ano chegando, você certamente irá receber alguns cartões eletrônicos. Mas como separar aqueles genuínos daqueles enviados por golpistas interessados apenas em aplicar golpes?

+ Veja os assuntos mais buscados no Google em 2021
+ Veja os jogos mais baixados na PS Store em novembro
+ App orienta estudantes sobre carreiras digitais

Pois a empresa de segurança digital divulgou algumas dicas para ajudar você a identificar lembranças suspeitas e se proteger antes de abrir um cartão eletrônico. Confira a seguir:

1. Verifique quem é o remetente

Se você não reconhece o nome ou o cartão foi enviado de um endereço genérico, como “[email protected]”, não abra. O mesmo vale para um “amigo” ou “admirador secreto”.

2. Fale com o remetente

Se você reconhece o nome do remetente, pergunte diretamente para a pessoa se ela enviou o cartão. Talvez o seu conhecido tenha sido vítima de um golpe.

3. Verifique para quem o cartão é endereçado

Se o cartão for endereçado a um destinatário genérico, como “Amigo” ou “Cliente”, não abra a mensagem e nem clique em nenhum link ou faça download.

4. Busque no Google

Se você não está seguro a respeito de uma mensagem, pesquise o nome da empresa do cartão eletrônico junto com a palavra “scam” ou “golpe” e veja o que o resultado da busca apresenta.

5. Não pense que um logotipo torna tudo legítimo

Cibercriminosos podem ser bem espertos, sem contar que não é nada difícil colar um logotipo ou um endereço de e-mail em algo para dar uma aparência legítima a isso.

6. Procure por um código de confirmação

Cartões eletrônicos de empresas legítimas acompanham um código de confirmação e uma forma de acessar o cartão no seu site. Mas não clique em nenhum link do e-mail.

7. Não baixe nada que contenha um arquivo “.exe”.

Geralmente é bom evitar o download de qualquer coisa no cartão eletrônico de um e-mail (siga a medida número 6 e vá diretamente ao site da empresa), mas seja ainda mais cauteloso(a) quando se tratar de um arquivo “.exe”.




  • arrow