Robô guepardo do MIT aprende a correr sozinho | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Robô guepardo do MIT aprende a correr sozinho

Robô guepardo do MIT aprende a correr sozinho
Robô guepardo do MIT aprende a correr sozinho
Robô guepardo do MIT aprende a correr sozinho

Os animais robóticos já são capazes de caminhar, dançar e realizar uma série de tarefas. Mas uma coisa que eles tem dificuldade de fazer é aprender a correr. Pois pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, estão trabalhando para superar essa limitação.

+ Gloria Groove participa de festival de música no metaverso
+ Grécia anuncia compra de unidades adicionais do caça Dassault Rafale
+ App da CNH Digital agora permite transferência de veículo; saiba como

De acordo com os pesquisadores, uma grande barreira atual para os robôs corredores é o fato desse movimento exigir muito do hardware dos equipamentos. Além do esforço adicional provocado aos motores, é preciso que o robô seja capaz de coordenar movimentos cada vez mais rápidos e, ao mesmo tempo, reagir com mais agilidade a possíveis obstáculos.

Uma versão reduzida dos robôs guepardos do MIT aprendeu a correr por si próprio, por meio de um sistema de simulação dotado de inteligência artificial e baseado em tentativa e erro, que permite acumular em apenas três horas o equivalente a 100 dias de simulações no mundo físico.

Originalmente, essa programação era feita manualmente, por humanos. Com a nova tecnologia, o mini guepardo já conseguiu atingir uma velocidade de 14 km/h. Confira no vídeo a seguir.




  • arrow