Robô Curiosity acha assinatura de carbono intrigante em Marte | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Robô Curiosity acha assinatura de carbono intrigante em Marte

Robô Curiosity acha assinatura de carbono intrigante em Marte
Robô Curiosity acha assinatura de carbono intrigante em Marte
Robô Curiosity acha assinatura de carbono intrigante em Marte

Ao analisar a poeira de rochas da superfície de Marte, o robô Curiosity, da Nasa, encontrou várias amostras que são ricas em um tipo de carbono que, na Terra, está relacionado a processos biológicos.

+ YouTube Originals encerra suas atividades
+ WhatsApp para desktop ganha visual do Windows 11 em versão beta
+ Curso de programação gratuito para mulheres oferece 25 vagas

Embora seja uma descoberta intrigante, a Nasa destaca que ela não é uma prova incontestável de que o planeta já abrigou vida, como rochas sedimentárias produzidas por bactérias ou moléculas orgânicas complexas.

Uma das hipóteses levantadas pelos cientistas é que bactérias antigas da superfície produziram uma assinatura única de carbono conforme liberavam metano na atmosfera, onde a radiação ultravioleta transformou o gás em moléculas mais completas, que “choveram” na superfície e tiveram a sua assinatura de carbono registrada nas rochas marcianas.

Essa hipótese é baseada no que aconteceu na Terra. Mas os dois planetas são tão distintos que os pesquisadores avaliam também outras duas alternativas.

Uma envolvendo a interação entre o dióxido de carbono e a radiação ultravioleta ou que esse carbono possa ser o vestígio de um evento espacial acontecido há milhões de anos, quando o Sistema Solar passou por uma nuvem gigante rica neste tipo de partícula.

O robô Curiosity está em atividade na superfície de Marte desde 2012 e foi um dos primeiros equipamentos de pesquisa capazes de analisar os isótopos de carbono.




  • arrow