Projeto Luna-25: Rússia quer voltar à Lua em 2021 | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Projeto Luna-25: Rússia quer voltar à Lua em 2021

Luna 25



Luna 25
Luna 25

Após um hiato de 45 anos e um atraso de dois anos, o lançamento da Luna 25, a primeira espaçonave russa a retornar à superfície da Lua , foi marcada para 1º de outubro de 2021. O projeto Luna-25 tem como objetivo lançar uma sonda autônoma para pesquisa no Polo Sul da Lua.

+ Windows 10 atinge a marca de 1 bilhão de dispositivos
+ Como limpar corretamente teclados e smartphones
+ NASA diz que asteroide de 4km a 31 mil quilômetros por hora se aproxima da Terra

Luna 24 foi a última espaçonave lançada na Lua pela União Soviética. Seu lançamento ocorreu em 9 de agosto de 1976 a partir do Cosmódromo de Baikonur. A nave seguinte foi originalmente chamado de Luna-Glob lander, mas foi renomeado como Lua 25 para diferenciá-lo do programa Luna soviético da década de 1970.

Luna 24 . Foto: wikipedia
Luna 24 . Foto: wikipedia

Igor Mitrofanov , chefe do Centro de Planetologia Nuclear do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências, explica :

A data principal para o lançamento da espaçonave está prevista para 1º de outubro, a data adicional para 30 de outubro de 2021 (…) Portanto, o nome de nossa espaçonave, Luna 25, continua a numeração das Missões lunares russas do século passado.

Espera-se que o módulo aterrisse na cratera de Boguslavsky para analisar a composição do regolito, a poeira lunar, realizar uma fotografia estéreo para preparar o mapa tridimensional da superfície e identificar as coordenadas do sensor com precisão milimétrica usando um refletor a laser angular

Join the Discussion

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • arrow