Primeiros caças Saab Gripen de produção chegam ao Brasil | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Primeiros caças Saab Gripen de produção chegam ao Brasil

Primeiros Saab Gripen de produção chegam ao Brasil
Primeiros Saab Gripen de produção chegam ao Brasil
Primeiros Saab Gripen de produção chegam ao Brasil

Os dois primeiros Saab Gripen de produção da FAB (Força Aérea Brasileira) desembarcaram na noite da última sexta-feira (1º) no porto de Navegantes (SC). Os aviões fazem parte de um lote de quatro aeronaves entregues em novembro passado para a Força Aérea na Suécia.

+ FAB usa helicóptero empregado em ataque da Ucrânia contra a Rússia
+ Força Aérea dos EUA pretende comprar mais caças F-15 e aposentar F-22
+ Saab entrega primeiros Gripen E de série para a FAB

As aeronaves de caça vieram de Norrköping (Suécia) montadas e foram encaminhadas ao aeroporto da cidade, onde passarão por ajustes finais e testes, devendo ser levadas em voo até a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) nesta segunda-feira (4).

Até o fim do ano, a expectativa é que seis Gripen E (monopostos) de produção já deverão estar integrados ao arsenal brasileiro, se somando a uma sétima aeronave, um protótipo, que chegou em 2020 e atualmente é utilizado pela Saab na campanha de testes do modelo no Brasil.

Em 2014, a FAB fechou a aquisição de 36 aeronaves do modelo. Além dos aviões importados da Suécia, haverá a montagem de exemplares do Gripen no Brasil, em parceria com a Embraer. Atualmente, o Brasil estuda a expansão do número de unidades do caça.




  • arrow