Por água, bilionário russo quer chegar em lua de Saturno antes da Nasa | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Por água, bilionário russo quer chegar em lua de Saturno antes da Nasa


Enceladus tem água e magnata russo quer “dar uma olhada”

Quer saber quais são dois dos lugares mais almejados por estudiosos do espaço no sistema solar? Europa, a lua de Júpiter, e Enceladus, lua de Saturno. E sabe o que as duas têm em comum? Água! A Nasa já está desenvolvendo uma nave chamada Europa Clipper para conhecermos mais sobre esse satélite já 2020. No entanto, Enceladus pode não ser desbravada pela agência norte-americana, e sim por um bilionário russo: Yuri Milner.

Leia mais:
+ Instagram Stories: 5 dicas “secretas” pra gravar seus vídeos
iPhone X: empresa cria máscara para enganar reconhecimento facial
iPhone X: usuários já estão postando fotos de seus celulares destruídos

Milner faz vários investimentos e é um físico amador. Ele está por trás de outros projetos espaciais, como Breakthrough Starshot, que enviou uma pequena nave para a estrela mais perto da Terra, Proxima Centauri, e Breakthrough Listen, que usou telescópios com ondas de rádio para tentar encontrar sinais de vida inteligente.

Seu plano agora envolve a lua de Saturno, Enceladus. “Podemos criar de forma privada uma missão até lá que possa ser lançada em breve?”, disse Milner no congresso A New Space Age, realizado em Seattle, de acordo com o site Space.com.

Yuri Milner e Christina Aguilera durante premiação (Foto: Facebook/Reprodução)

O magnata russo quer criar uma nave que possa “dar uma olhada através dessas ‘plumas’ que vemos lá antes dessa missão cara que a Nasa está cogitando que pode demorar até 10 anos para ser lançada”. Estas “plumas” que Milner cita são jatos de vapor de água e gelo que são lançados no pólo sul de Enceladus.

Embora não esteja oficialmente em suas próximas missões, a Nasa tem a Enceladus como foco no futuro e estuda as próximas explorações a serem feitas. O anúncio de seus próximos financiamentos, no entanto, deve sair apenas em 2019. Será que até lá Yuri Milner já estará a caminho de Enceladus?

Curta nossa página no Facebook

  • arrow