Pix terá Mecanismo Especial de Devolução | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Pix terá Mecanismo Especial de Devolução

Pix: novo sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento
Pix: novo sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento
Pix terá Mecanismo Especial de Devolução

O Banco Central aprovou a criação do Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que entra em operação em 16 de novembro. O mecanismo padroniza as regras e os procedimentos para viabilizar a devolução de valores nos casos em que exista suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha nos sistemas das instituições envolvidas na transação.

+ Google traz para o Brasil app que ensina programação de maneira gratuita
+ Misteriosas figuras em cidade fantasma intrigam a internet; entenda
+ Político americano deixa escapar senha do Gmail em post no Twitter
+ Sites importantes estão fora do ar nesta manhã, incluindo Amazon, Reddit e Twitch

A devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço de pagamento (PSP) do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação do PSP do usuário pagador. Desde o lançamento do Pix, está disponível funcionalidade de devolução que permite que o usuário recebedor devolva, total ou parcialmente, os valores de uma transação. Entretanto, não havia previsão de que a devolução fosse iniciada pela instituição de relacionamento do usuário recebedor.

Atualmente, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais, de forma a efetuar as comunicações relacionadas a solicitações e recebimentos de pedidos de devoluções, dificultando o processo e aumentando o tempo necessário para que o caso seja analisado e finalizado, reduzindo a eficácia das devoluções.




  • arrow