Pesquisadores desenvolvem tinta branca capaz de refletir 98% da luz | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Pesquisadores desenvolvem tinta branca capaz de refletir 98% da luz

Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica da Universidade Purdue (EUA), exibe uma amostra da nova tinta branca

Pesquisadores da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um tom de tinta branco que é capaz de refletir até 98,1% da luz solar.

+Liberação do comércio de maconha medicinal tem parecer favorável na Câmara
+Lego Super Mario Aventuras ganha expansão com Luigi
+Apple lança novos iPads e iMacs

O novo tom de branco conseguiu um desempenho superior a outro tom desenvolvido pelo mesmo grupo, criado em outubro passado — que foi capaz de refletir 95,5% da luz — e bem superior ao do branco disponível para o consumidor, cujo poder de reflexão varia entre 80% e 90%.

Além da questão estética, uma aplicação prática para esta tinta é a de contribuir para que as superfícies pintadas com ela se mantenham mais frias. “Se você usar esta tinta para cobrir um telhado com área de 93 metros quadrados, nossa estimativa é que você irá conseguir um poder de resfriamento de 10 kW. Maior do que o da maioria dos sistemas de ar-condicionado residenciais”, comentou Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica da instituição.

No estudo, os cientistas destacam ainda que a nova formulação da tinta, baseada em sulfato de bário, é capaz de suportar os efeitos do tempo e ainda pode ser compatível com a produção comercial.




  • arrow