Pesquisa propõe nova teoria para a origem da água da Terra | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Pesquisa propõe nova teoria para a origem da água da Terra

Pesquisa propõe nova teoria para a origem da água da Terra
Pesquisa propõe nova teoria para a origem da água da Terra
Pesquisa propõe nova teoria para a origem da água da Terra

Cerca de 70% da superfície do planeta Terra é coberta de água. Mas apesar da sua importância para a vida, até hoje não se chegou a um consenso de como a substância teria surgido por aqui.

+Samsung irá produzir Galaxy Z Fold 2 no Brasil, aponta site
+Redmi Note 8 cai de apartamento no 8º andar continua funcionando
+Pandemia faz Nasa adiar seleção de astronautas para 2021

Pois um estudo feito por pesquisadores franceses e publicado pela revista Science aponta não só a rocha espacial que teria sido responsável pela origem da água, mas também que ela estaria presente na Terra desde a sua formação, contrariando a teoria de que inicialmente o planeta era seco.

Segundo os modelos de formação do Sistema Solar, os grandes discos de gás e poeira que giravam em torno do Sol e eventualmente formaram os chamados planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) eram muito quentes para manter o gelo.

O que explica a ausência de água em Mercúrio, Vênus e Marte, mas não as condições da Terra, levantando a hipótese de que a água chegou depois na Terra, pelo impacto dos chamados meteoritos condritos carbonáceos. O problema desta teoria é que esses meteoritos têm uma composição muito distinta das rochas da Terra e se formaram muito distantes do planeta.

Os pesquisadores francesas resolveram então focar o seu estudo em outro tipo de meteoritos, chamados de condritos enstatites, que atualmente são muito raros e cuja composição química é muito parecida com a das rochas terrestres.

Até então, se achava que elas eram muito secas por terem se formado próximo ao Sol. Mas uma nova técnica testada pelo cientistas aponta que o conteúdo de hidrogênio presente nessas rochas poderia fornecer até três vezes a quantidade de água presente atualmente nos oceanos.




  • arrow