Novo teste de foguete da missão Artemis I começa neste sábado (9) | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Novo teste de foguete da missão Artemis I começa neste sábado (9)

Teste com foguete lunar Artemis I sofre novo cancelamento
Teste com foguete lunar Artemis I sofre novo cancelamento
Novo teste de foguete da missão Artemis I começa neste sábado (9)

A Nasa confirmou para este sábado (9) a retomada do teste “wet dress rehersal” do foguete que será usado na missão espacial lunar Artemis I. Iniciada na semana passada, a avaliação foi interrompida duas vezes depois dos técnicos da Nasa enfrentarem problemas processo de abastecimento.

+ Snoopy vai participar da missão lunar Artemis I
+ Alexa vai para a Lua na missão Artemis I
+ Nasa busca novo veículo para transportar astronautas do programa Artemis

De acordo com a Nasa, os problemas foram solucionados e o teste será retomado neste sábado (9). Se tudo correr dentro do previsto, o wet dress rehersal deverá ser concluído até segunda-feira (11). Neste teste, são realizadas todas as etapas prévias do lançamento – incluindo o abastecimento do foguete e a avaliação dos sistemas em temperaturas criogênicas.

Depois da conclusão deste teste, o conjunto formado pelo foguete SLS e pela cápsula Orion serão levados novamente para as instalações do Edifício de Montagem de Veículos do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida, onde passarão por uma nova inspeção dos sistemas.

A nova expectativa da Nasa é que a missão Artemis I seja lançada ao espaço até o fim de maio. Sem tripulantes, a cápsula Orion e o foguete SLS vão viajar até a órbita lunar e retornar. Já o pouso na Lua está previsto apenas na Artemis III, em 2026.




  • arrow