Nasa se prepara para fazer voar um helicóptero em Marte | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Nasa se prepara para fazer voar um helicóptero em Marte

Nasa se prepara para fazer voar um helicóptero em Marte

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, planeja fazer até o dia 8 de abril o primeiro voo do helicóptero Ingenuity Mars na superfície de Marte, no que será a primeira tentativa de voo controlado de uma aeronave fora do planeta Terra.

+Ampliado acesso para declaração pré-preenchida do IRPF 2021
+Vírus da covid-19 pode permanecer ativo por mais de 14 dias em pacientes com sintomas leves
+Elon Musk nega que carros da Tesla espionem para os EUA

Pesando 1,8 kg, a pequena aeronave foi levada para Marte junto com o robô Perseverance, que no último dia 18 completou um mês na superfície marciana. Atualmente, o equipamento de exploração está em transito para o local onde será lançado o Ingenuity, uma superfície plana de 10×10 metros e sem obstáculos.

São seis dias só para desacoplar o Ingenuity do Perseverance, ao qual foi parafusado para não sofrer danos durante o pouso. Assim que estiver preparado para voo, o helicóptero terá 31 dias para realizar a sua rotina de testes de voo.

Decolar com uma aeronave em Marte representa um desafio totalmente diferente da Terra. Apesar da gravidade que corresponde a 1/3 da presente do nosso planeta, a atmosfera é muito rarefeita, com menos de 1% da pressão existente por aqui. Outro problema são as grandes variações de temperatura, que podem chegar a -90° C durante a noite, provocando o congelamento de componentes elétricos desprotegidos.




  • arrow