Nasa confirma que cratera marciana Jezero abrigou um lago no passado | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Nasa confirma que cratera marciana Jezero abrigou um lago no passado

Imagens da Nasa confirmam que cratera marciana Jezero abrigou um lago no passado
Imagens da Nasa confirmam que cratera marciana Jezero abrigou um lago no passado
Imagens da Nasa confirmam que cratera marciana Jezero abrigou um lago no passado

Com base na análise de imagens produzidas pelo robô Perseverance, da Nasa, na superfície de Marte, um grupo de pesquisadores da agência espacial dos Estados Unidos revelou novas descobertas sobre a cratera Jezero, como é conhecida a região que está sendo explorada pelo equipamento científico desde fevereiro.

+ Twitch diz que vazamento aconteceu por erro de configuração de servidor
+ “Resident Evil: Welcome to Raccoon City” ganha trailer
+ “Batalha Bilionária”: série da Netflix lembra briga judicial pelo Google Earth

Imagens aéreas produzidas por sondas já haviam revelado estruturas geológicas que se pareciam com as do delta de um rio. Isso levou a Nasa a escolher a cratera Jezero para as explorações.

Já em terra, o Perseverance conseguiu produzir novas imagens que confirmaram as suspeitas iniciais dos pesquisadores sobre o passado da região, além de revelarem que o delta enfrentou uma série de enchentes que carregaram muitos sedimentos de áreas altas até a região da cratera.

Inicialmente, o rio que alimentava a cratera tinha um fluxo lento. Mas algum tempo depois, acabou se transformando em um canal de fluxo forte, o que pode ser visto nas grandes pedras presentes na camada de sedimentos do antigo lago. Os cientistas conseguiram estimar ainda as variações no nível de água do lago até o seu desaparecimento.




  • arrow