Mudança climática mudou eixo da Terra, aponta estudo | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Mudança climática mudou eixo da Terra, aponta estudo

Pesquisa propõe nova teoria para a origem da água da Terra
Pesquisa propõe nova teoria para a origem da água da Terra
Mudança climática mudou eixo da Terra, aponta estudo

A publicação Geophysical Research Letters divulgou recentemente um estudo que aponta que as mudanças climáticas modificaram o eixo de rotação da Terra, acelerando o deslocamento dos polos norte e sul para leste desde os anos 1990.

+Vivo anuncia parceria com streaming Starzplay
+Entenda por que cientistas usam trajes espaciais para explorar cavernas no Havaí
+Piloto da Apollo 11, Michael Collins morre aos 90 anos
+Vídeo revela o quão alto podemos pular em outros planetas

Esse fenômeno ocorreu porque a água foi redistribuída. Seu movimento fazia com que os polos se desviassem, pois não são fixos. “O derretimento mais rápido do gelo sob o aquecimento global foi a causa mais provável da reversão da deriva polar na década de 1990”, afirmou Shanshan Deng, pesquisador do Instituto de Ciências Geográficas e Pesquisa de Recursos Naturais da Academia de Ciências da China.

A crise climática teria feito com que os polos se movessem em novas direções. A velocidade média de deriva de 1995 a 2020 foi 17 vezes mais rápida do que entre 1981 e 1995. Por outro lado, o estudo também garante que o bombeamento de água subterrânea também contribuiu para a mudança do eixo de rotação da Terra . Isso ocorre porque a maior parte dele flui para o mar e redistribui seu peso na Terra.




  • arrow