Missão tripulada para Lua vai atrasar em dois anos, aponta relatório | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Missão tripulada para Lua vai atrasar em dois anos, aponta relatório

Missão tripulada da NASA para a Lua vai atrasar

Os planos da NASA de levar novas missões tripuladas para a Lua devem atrasar em ao menos dois anos. É o que diz um relatório produzido pela própria auditoria da agência. Segundo o documento, o contrato da NASA com a empresa Bechtel para a montagem da torre de lançamento dos foguetes é um desastre em termos de planejamento e custos.

O documento diz que a NASA gastou 2,5 bilhões de dólares a mais do que o planejado, e atrasos no projeto vão adiar as missões em ao menos dois anos. Segundo o documento, a missão Artemis IV agora só deve ocorrer em 2028.

O relatório joga ainda mais água fria nos planos da NASA, já que a torre de lançamento inicialmente entraria em funcionamento já no ano que vem, e o projeto já havia sido adiado para 2026. Agora, o atraso total deve ser de 5 anos.

A auditoria diz que a culpa dos problemas no contrato deve ser dividida entre a Bechtel e a NASA. A companhia privada teve “desempenho ruim no contrato”, e a agência “errou ao adiantar cerca de metade do valor total do contrato”, de 16 bilhões de dólares, aponta o relatório.




  • arrow