Mico: North Face pede desculpas por manipular Wikipedia | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Mico: North Face pede desculpas por manipular Wikipedia



Qual a melhor forma de garantir que suas imagens apareçam no topo dos resultados do Google Simples: incluí-las em artigos da WikipediaComo informa a AdAge, foi isso que a North Face fez, em uma campanha de publicidade criada pela Leo Burnett do Brasil.

A empresa editou artigos da Wikipedia referentes a locais de turismo populares, incluindo vários no Brasil, e inseriu imagens de pessoas com seus equipamentos esportivos. “Manipulamos os resultados para chegarmos a um dos lugares mais difíceis: o topo da página de resultados do Google”, dizia o vídeo da campanha, que pode ser visto no YouTube. Os criadores ainda se gabavam de ter criado uma campanha inovadora e a custo zero.

 

Os criadores da campanha, no entanto, não pensaram na repercussão negativa ao manipular a maior enciclopédia colaborativa do mundo. A empresa foi imediatamente massacrada por desrespeitar os termos de uso e manipular artigos da Wikipedia a seu favor. Após a repercussão negativa, a North Face se desculpou.“Acreditamos profundamente na missão da Wikipedia e nos desculpamos por termos agido contra estes princípios”, disse o comunicado.

  • arrow