Meta anuncia fim do reconhecimento facial no Facebook | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Meta anuncia fim do reconhecimento facial no Facebook

Software usa dados das redes sociais para fazer reconhecimento facial
Software usa dados das redes sociais para fazer reconhecimento facial
Meta anuncia fim do reconhecimento facial no Facebook

A Meta anunciou a decisão de desativar nas próximas semanas o sistema de reconhecimento facial do Facebook. A desativação do sistema irá resultar na exclusão de mais de um bilhão de modelos individuais de reconhecimento.

+ Empresa japonesa lança moto voadora XTURISMO
+ McDonald’s se une com a IBM para levar IA para o drive-thru
+ Netflix disponibiliza games no aplicativo para Android

Mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook utilizam o reconhecimento facial. Apesar de a empresa que controla o Facebook, o Instagram e o WhatsApp reconhecer as possibilidades geradas pela tecnologia, ela mesmo ressalta que é necessário reavaliar o seu uso.

“Existem muitas preocupações sobre a posição da tecnologia do reconhecimento facial na sociedade, e os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso. Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que o apropriado seja limitarmos o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos”, destacou a Meta em comunicado.

Na prática, a rede não reconhecerá mais automaticamente se os rostos das pessoas aparecerem em memórias, fotos ou vídeos. As pessoas não poderão mais ativar o reconhecimento facial para marcações sugeridas ou ver uma marcação sugerida com seus nomes em fotos e vídeos em que possam aparecer.

Será afetado também o funcionamento da tecnologia Texto Alternativo Automático, usada para criar descrições de imagens para pessoas cegas ou com deficiência visual.




  • arrow