Marinha apresenta novas lanchas blindadas de patrulha | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Marinha apresenta novas lanchas blindadas de patrulha

Marinha apresenta novas lanchas blindadas de patrulha
Marinha apresenta novas lanchas blindadas de patrulha
Marinha apresenta novas lanchas blindadas de patrulha

Marinha do Brasil apresentou na última segunda-feira (8) as Lanchas de Inspeção Naval Blindadas “Guaiúba” e “Caraúna”. As embarcações de ação rápida com proteção balística e câmeras termais serão empregadas nas atividades de patrulhamento na Baía de Todos-os-Santos (BA).

+Comprador do Samsung Galaxy S21 no Brasil terá direito a carregador sem custo
+Marte recebe mais três sondas espaciais a partir de hoje
+Hacker tenta envenenar água de cidade dos EUA

O diferencial de velocidade, autonomia e manobrabilidade da lancha é capaz de oferecer, ainda, pronta e rápida resposta em apoio aos órgãos de segurança pública do estado, nas ações conjuntas para a fiscalização das águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. A área marítima citada apresenta características específicas, marcadas por águas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras.

Tais situações representam risco e necessitam de embarcações com baixo calado, casco reforçado, dotado de resistência superior a impactos. A LINB é um tipo de embarcação tática blindada de alto desempenho, resistente a disparos de fuzil e utilizada com sucesso em várias operações militares no mundo, por apresentar mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes ribeirinhos e litorâneos.

Construída com material de alto peso molecular, possui características exclusivas como retardo de chama, grande reserva de flutuabilidade (por seu casco ter densidade menor que a água) e elevada capacidade de absorção de choques, o que a diferencia das embarcações feitas em fibra de vidro e alumínio. A lancha possui ainda sirene tipo polícia, luzes de navegação e de sinalização estroboscópica e pode ser equipada com metralhadoras. Além disso, é dotada de radar digital de alcance compatível com a área de atuação, sensores e câmera termal, o que lhe permite atuar em operações noturnas.




  • arrow