Linha de produção do F-39 Gripen é inaugurada no Brasil

Primeiros Saab Gripen operacionais entram em serviço na FAB
Linha de produção do F-39 Gripen é inaugurada no Brasil

Foi inaugurada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) a linha de produção do caça Saab F-39E Gripen no Brasil.

+ FAB já soma seis aviões de caça F-39E Gripen
+ Primeiros Saab Gripen operacionais entram em serviço na FAB
+ Saab assina acordo para modernizar caças Gripen da Suécia

Esta linha de montagem final do Saab Gripen E é a única fora da Suécia e faz parte do acordo de fornecimento de 36 unidades do caça de quarta e meia geração para a Força Aérea Brasileira, numa conta que inclui o monoposto “E” e o biposto “F”.

Pelo acordo, a Embraer vai montar 15 das 28 unidades da versão Gripen E que serão operadas no Brasil, além de abrir a possibilidade de que a linha de montagem brasileira seja usada para a produção do Gripen para possíveis futuros clientes da América Latina.

As aeroestruturas do Gripen serão recebidas da fábrica da Saab em Linköping (Suécia) e de São Bernardo do Campo (SP), onde a Saab tem uma unidade industrial. Na linha de montagem, o avião de combate será produzido com a junção dessas aeroestruturas, a instalação de cablagens, equipagem de vários sistemas, trens de pouso, aviônicos, equipamentos táticos, canopi, assento ejetável e motor.

Depois que a montagem do caça é concluída, são realizados testes funcionais e voos de produção para preparar a aeronave para a entrega final. As unidades montadas no Brasil serão entregues a partir de 2025.

Back to top