Jogos de Android estariam usando microfone para descobrir o que você vê na TV | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Jogos de Android estariam usando microfone para descobrir o que você vê na TV


Eles querem saber seu comportamento com a TV

Não é de hoje que vemos notícias de aplicativos usando seu smartphone para investigar sua vida particular. Desta vez, uma matéria do The New York Times afirma que mais de 250 jogos disponíveis para Android na Google Play Store estariam usando microfones dos celulares para monitorar os hábitos de seus usuários. No entanto, esses aparelhos não estariam interessados em suas conversas, e sim no que você assiste na TV.

Leia mais:
+ Instagram Stories: 5 dicas “secretas” pra gravar seus vídeos
Avril Lavigne é a artista mais perigosa para se buscar na internet; entenda
Força Aérea dos EUA pode ter armas a laser até 2021

Segundo o jornal, esses jogos possuem um software embutido de uma companhia chamada Alphonso, cuja descrição sobre sua funcionalidade não é explícita.

Alguns aplicativos quando instalados, como Endless 9*9 Puzzle, da Imobile Game Studios, pedem imediatamente sua autorização para saber sua localização e ter acesso ao seu microfone sem dar nenhuma explicação do porquê. A empresa afirmou que usa os dados captados sobre o que você assiste na TV para oferecer propagandas relacionadas.

As agências reguladoras dos Estados Unidos, como a FTC, já fizeram vários alertas sobre esse tipo de conduta, afirmando que as empresas devem ser claras com o usuário quando estão coletando dados. Embora existam várias denúncias, esse é um terreno ainda pouco explorado pelas autoridades.

Curta nossa página no Facebook

  • arrow