iPhone pode tirar fotos sem sua permissão, diz desenvolvedor | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

iPhone pode tirar fotos sem sua permissão, diz desenvolvedor


Felix Krause criou app malicioso para mostrar brecha no sistema

Há várias teorias de que invasões em smartphones, tablets e notebooks podem abrir um caminho para que te espionem através das câmeras. Lembram da imagem do computador do Mark Zuckerberg com a webcam coberta? Felix Krause, um desenvolvedor do Google, afirmou que é possível teoricamente que apps do iOS no iPhone tirem fotos usando sua câmera sem sua permissão caso você tenha autorizado o uso de sua câmera neles.

Leia mais:
+ EUA quer banir câmeras fotográficas e laptops de bagagem de mão em voos
Você sabia que é ilegal fotografar a Torre Eiffel à noite?
WhatsApp terá compartilhamento de localização em tempo real

No vídeo, Krause mostra que criou um app que pede a permissão básica para acessar a câmera do smartphone e pronto. Com isso, o aplicativo pode tirar fotos com a câmera frontal ou traseira sem você saber. Esses registros podem ser capturados sem nenhum notificação e podem ser enviados para um servidor externo sem aviso.

“Usuários do iOS geralmente permitem que apps tenham acesso à câmera assim que o baixam. Eles podem facilmente tirar fotos, fazer lives e rastrear seu rosto sem seu consentimento”, escreveu ele. Qual a única maneira de se proteger? Cobrindo a câmera. É sério.

O site Motherboard, por outro lado, afirma que isto não é um bug ou uma falha e não deve causar preocupação instantânea, mas é necessário se precaver e ter ciência do poder que temos dado aos aplicativos.

O próprio app criado por Krause funciona no iPhone, mas não poderia ser colocado na App Store, onde os programas passam por várias etapas de aprovação para se adequar aos termos da Apple.
Curta nossa página no Facebook

  • arrow