Teste: Fones Huawei Freebuds 4i se destacam por boa bateria e cancelamento de ruído | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Teste: Fones Huawei Freebuds 4i se destacam por boa bateria e cancelamento de ruído

Foto: André Cardozo

Seriamente prejudicada em smartphones pelo embargo imposto pelo governo dos EUA, a Huawei tem apostado em acessórios para manter sua exposição de marca em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Entre os lançamentos recentes da empresa por aqui estão os fones de ouvido Huawei Freebuds 4i. O fone tem como maiores atrativos o cancelamento de ruído ativo e um preço acessível para fones com este recurso. O produto pode ser encontrado por cerca de R$ 650.

Como outros fones do tipo, o Freebuds 4i vem com um case que serve também para carregar a bateria dos fones. O carregamento do case é feito com um cabo USB-C, padrão que permite carregamento mais rápido do que o antigo padrão Micro-USB, ainda usado por alguns fones mais baratos. O visual dos fones é similar aos AirPods, da Apple, com uma pequena haste na parte inferior. O fone vem com adaptadores de borracha pequenos, médios e grandes. No meu caso, o médio funcionou bem, fornecendo bom isolamento e, principalmente, evitando que o fone caísse durante os testes.

O grande atrativo do Freebuds 4i é, sem dúvida, o recurso de cancelamento de ruído – também conhecido como ANC (active noise cancelling). Até pouco tempo exclusivo de fones premium, este recurso cria uma frequência inversa ao ruído ambiente, reduzindo barulhos como ruído de automóveis e metrô. O recurso funcionou bem nos testes e vale observar que o uso é opcional. O fone também tem um modo – conhecido como “awareness” ou “hearthrough” – em que sons mais altos do ambiente passam pelo fone mesmo com o cancelamento ligado (ideal, por exemplo, para conversar com alguém sem tirar o fone do ouvido), além, é claro, de uma opção que desativa por completo o cancelamento.

A qualidade do áudio é de modo geral boa, mas senti falta de mais ênfase em sons graves, comparando o Freebuds 4i com outros fones similares que já usei. Dá para dizer que o fone é mais adequado para música pop, e menos para gêneros como rock clássico ou reggae. Os graves ‘levinhos’, no entanto, não devem incomodar quem não se enquadra na categoria de audiófilo.

Um bom ponto do Freebuds 4i é a duração de bateria. Com o cancelamento de ruído desligado, ela durou cerca de 10 horas, uma excelente marca para um fone deste tipo. Com o cancelamento ligado e volume no máximo, durou cerca de 4 horas (mas duvidamos que na prática alguém faça o uso dessa forma!).

O pareamento com o smartphone via Bluetooth funcionou bem de modo geral, mas em algumas vezes o fone direito não sincronizou automaticamente quando tirado do case. Foi necessário colocar o fone de volta no case e retirá-lo novamente. O app Huawei AI Life em tese pode ser usado para acessar algumas configurações extras do fone. Mas nos testes, realizados em um Motorola One Zoom, o app não detectou o fone. Ao tentar parear o fone “manualmente”, o Freebuds 4i não apareceu entre os acessórios suportados pelo app, apenas sua versão anterior, o Freebuds 3.

Alguns sites internacionais mencionam que este problema pode ser devido à incompatibilidade do hardware da Huawei com alguns serviços do Google (relembrando, a empresa está proibida de incluir apps do Google em seus smartphones por conta do embargo do governo americano). Em tese, este problema poderia ser contornado baixando outros apps da Huawei. Porém, com não havia nenhuma instrução no manual sobre este ponto e a maioria das pessoas não procuraria essas ‘gambiarras’, não cheguei a testar essa solução. De todo modo, é possível que, com uma atualização do app, esse problema seja resolvido.

CONCLUSÃO

O Freebuds 4i tem uma combinação interessante de preço, duração de bateria, cancelamento de ruído e qualidade de áudio boa o suficiente para a maioria das pessoas. Portanto, é uma compra interessante para quem pode gastar um pouco mais com um fone Bluetooth, mas não quer desembolsar  uma fortuna em modelos mais sofisticados, como os AirPods da Apple.

Veja também:

+ Gil do Vigor faz desabafo de como é ser tratados nos aeroportos dos EUA

+ Carla Perez posa de vestido rosa durante viagem nas Maldivas: ‘perfeita’

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada






  • arrow