Google cancela polêmico projeto de buscador para a China | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Google cancela polêmico projeto de buscador para a China



O Google cancelou o polêmico projeto Dragonfly, que consistia em criar um buscador censurado para o mercado chinês. A confirmação veio de Karan Bhatia, VP de políticas públicas do Google, em depoimento realizado ontem no Congresso dos Estados Unidos.

O Dragonfly foi revelado pelo site The Intercept há cerca de um ano. Desenvolvido sob o mais absoluto segredo, o Dragonfly criaria um buscador censurado de acordo com regras do governo chinês. Ele também permitiria que o governo chinês acessasse informações como IP e localização dos usuários.

Após a revelação do projeto, grupos de funcionários do Google protestaram contra a empresa. Eles se sentiram desconfortáveis por trabalhar em uma companhia que poderia colaborar com um regime totalitário e repressor dos direitos humanos. Desde então, a alta cúpula do Google vinha evitando se pronunciar abertamente sobre o projeto.

Caso fosse implementado, o Dragonfly representaria o retorno do Google ao gigantesco mercado chinês, do qual saiu em 2010 após ataques de hackers chineses ao Gmail.

  • arrow