Golpistas tentam roubar dados bancários com ofertas de Dia dos Pais no Facebook e WhatsApp | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Golpistas tentam roubar dados bancários com ofertas de Dia dos Pais no Facebook e WhatsApp

Golpistas tentam roubar dados bancários com ofertas de Dia dos Pais no Facebook e WhatsApp. Foto: Divulgação/PSafe

Golpistas tentam roubar dados bancários com ofertas de Dia dos Pais  no Facebook e WhatsApp.  Foto: Divulgação/PSafe
Golpistas tentam roubar dados bancários com ofertas de Dia dos Pais no Facebook e WhatsApp. Foto: Divulgação/PSafe

Como em outras datas comemorativas, erfis falsos no Facebook com supostas ofertas para o Dia dos Pais fingem ser páginas de grandes lojas de comércio virtual para roubar dados bancários das vítimas. Segundo o laboratório de segurança digital da PSafe o dfndr lab, detectou 137 perfis falsos no Facebook com supostas ofertas para o Dia dos Pais.

+ F1 2018 está gratuito para PC na Humble Bundle
+ Robô entrega prêmio da loteria no Canadá
+ Trump quer ‘varrer’ apps chineses dos EUA

As contas fakes tentam se passar por grandes lojas, utilizando indevidamente nomes como Americanas.com e Ame Digital, e oferecendo falsas promoções para utilizar dados bancários das vítimas para dar golpes.

Golpe solicita a resposta de mensagens e compartilhamento do link malicioso simulando uma promoção da Leroy Merlin. Foto: Divulgação/PSafe
Golpe solicita a resposta de mensagens e compartilhamento do link malicioso simulando uma promoção da Leroy Merlin. Foto: Divulgação/PSafe

Golpes no WhatsApp utilizando indevidamente o nome da Leroy Merlin, em supostas promoções, também foram identificados. Até o momento mais de 157 mil detecções aos links maliciosos foram feitas pelo dfndr lab.

Alguns dos termos mais utilizados por perfis falsos com promoções de Dia dos Pais são: Desconto paizão, descontão dia dos pais, promoção paizão, promoção dia dos pais, super ofertas pais e mês dos pais.

Como se proteger contra golpes digitais:

1 – Tenha um bom sistema de segurança instalado no celular. Dê preferência aos aplicativos com função Bloqueio de Hackers.

2 – Compre apenas em sites confiáveis. Verifique se loja virtual possui CNPJ, endereço e telefone de contato. Além disso, lembre-se que as páginas oficiais nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, possuem um selo de verificação.

3 – Nunca forneça dados pessoais ou bancários em sites de procedência desconhecida. Desconfie de grandes promoções, procure os sites oficiais das lojas para confirmar a veracidade antes de realizar qualquer compra.

4 – Na dúvida, verifique se um perfil é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.

5 – Tome cuidado e não saia clicando em tudo que enviam para você. Não acredite em tudo que chega para você, especialmente em redes sociais e no WhatsApp.




  • arrow