Força Aérea dos EUA pretende comprar mais caças F-15 e aposentar F-22 | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Força Aérea dos EUA pretende comprar mais caças F-15 e aposentar F-22

EUA autoriza que Boeing ofereça caças F-15 para a Índia
EUA autoriza que Boeing ofereça caças F-15 para a Índia
Força Aérea dos EUA pretende comprar mais caças F-15 e aposentar F-22

O caça americano F-15 fez o seu 1º voo há quase 50 anos. Mas isso não quer dizer que a Força Aérea dos Estados Unidos pretenda se desfazer desse modelo de aeronave tão cedo.

+ Canadá anuncia compra de caças F-35 Lightning II
+ EUA deve vender caças F-15 para o Egito
+ Força Aérea dos EUA recebe primeiro F-15EX

De acordo com uma reportagem da publicação Air Force Magazine, os militares americanos, planejam dentro do orçamento do ano fiscal de 2023, dobrar de 12 para 24 unidades o plano de aquisição F-15EX Eagle II. Trata-se da versão mais atualizada do caça veterano e que os americanos pretendem vender para uma série de clientes estrangeiros, como o Egito.

Embora os militares reconheçam de que se trata de um caça de projeto antigo, o custo-benefício do F-15 faz com que ele ainda seja um bom investimento. A intenção da Força Aérea dos Estados Unidos é que o EX substitua completamente as variantes C/D nos próximos anos.

F-22 Raptor
F-22 Raptor

Por outro lado, a força militar quer tirar de serviço 250 aeronaves consideradas obsoletas ou excedentes. Este é o caso de 33 unidades do caça invisível de 5ª geração F-22 Raptor, que entrou em serviço em 2005 com o objetivo (nunca alcançado) de substituir o F-15.

Essas unidades, são modelos mais antigos, do Block 20, e são utilizadas atualmente para treinamento. A sua atualização foi considerada inviável, já que a previsão é que o processo de desativação do Raptor tenha início na próxima década.




  • arrow