EUA relutam em fornecer caças F-16 para a Ucrânia; entenda | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

EUA relutam em fornecer caças F-16 para a Ucrânia; entenda

EUA irão doar caças F-16 para a Bulgária
EUA irão doar caças F-16 para a Bulgária
F-16

Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia já caminhando para o seu terceiro mês de combates, os ucranianos reforçaram os seus pedidos de armamentos modernos. Recentemente, a Força Aérea da Ucrânia postou um vídeo em sua conta oficial no Twitter pedindo aos Estados Unidos o fornecimento de caças F-16, F-15 e F-18 para enfrentar os russos.

+ Restos de Sukhoi Su-34 abatido na Ucrânia viram chaveiros
+ Força Aérea da Ucrânia ainda é dependente de aviões dos tempos da União Soviética
+ Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MiG-29

Mas de acordo com a publicação Air Force Magazine, os Estados Unidos ainda não pensam em enviar aeronaves dos seus estoques militares para a Ucrânia. Um dos motivos é o longo período necessário de adaptação para que os aviadores ucranianos sejam capazes de operar esses aviões de maneira adequada.

Atualmente, a Força Aérea da Ucrânia depende de umas poucas dezenas de exemplares dos caças MiG-29 e Sukhoi Su-27 herdados da época em que o país fazia parte da União Soviética e que são de gerações mais antigas que os mesmos aviões usados pela Rússia.

MiG-29

Para os americanos, uma medida mais eficaz – e já posta em prática – é a de facilitar o envio de componentes de reposição para os aviões de origem soviética atualmente em uso pelos ucranianos. Aviões que ainda voam em membros da Otan, como a Polônia e a Eslováquia.




  • arrow