Estudo aponta que água de Marte pode estar escondida no subsolo do planeta | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Estudo aponta que água de Marte pode estar escondida no subsolo do planeta

Sonda chinesa Tianwen 1 faz imagens de Marte em alta resolução
Sonda chinesa Tianwen 1 faz imagens de Marte em alta resolução
Sonda chinesa Tianwen 1 faz imagens de Marte em alta resolução

Uma das teorias mais conhecidas a respeito do que aconteceu com a água de Marte é que ela tenha evaporado para o espaço a partir da perda da atmosfera do planeta. Mas um grupo de pesquisadores acredita que aconteceu o contrário: a água marciana provavelmente deve estar presa em rochas sob a superfície.

+Moderna começa testes da vacina contra covid-19 em crianças e bebês
+TSE e União assinam acordo para oferecer identidade digital
+Programa Qualifica Mais-Emprega Mais abre inscrições para cursos tecnológicos

É o que aponta um estudo divulgado pela publicação científica Science, que aponta que incríveis 99% da água podem estar presos sob a superfície. A pesquisa foi baseada em informações coletadas pelas sondas que orbitam o planeta vermelho e por meio da análise da composição de meteoritos marcianos.

De acordo com os cientistas, o fenômeno de absorção da água por rochas também acontece na Terra, mas o calor gerado pela movimentação das placas tectônicas permite que essas rochas mais próximas da superfície sejam derretidas e o líquido absorvido seja devolvido para a atmosfera. Algo que não acontece em Marte. Uma resposta definitiva para este modelo só surgirá a partir da análise extensiva das rochas do planeta.




  • arrow