Escritor diz ter descoberto dona da voz da Alexa | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Escritor diz ter descoberto dona da voz da Alexa

Alexa agora permite compartilhar rotinas por links
Alexa agora permite compartilhar rotinas por links
Escritor diz ter descoberto dona da voz da Alexa

Calma, ponderada (e acionada acidentalmente), a voz da Alexa se tornou uma companhia para muitos fãs de tecnologia neste período de pandemia. E um escritor americano diz ter descoberto quem seria a dubladora cuja voz serviu de base para a assistente virtual da Amazon.

+ Peugeot 2008 Skywalker é SUV para os fãs de Star Wars (e com Disney+ incluso)
+ Conheça vertente da medicina que trabalha o emagrecimento para pessoas acima de 30 anos; Dr. Antônio Dantas explica
+ Veja 5 coisas que dá para fazer com o WhatsApp Pay
+ São Paulo lança projeto tecnológico para o Vale do Ribeira

Recentemente, o autor Brad Stone publicou no site americano Wired um trecho do seu livro Amazon Unbound (Amazon Sem Limites, em tradução livre) onde ele conta como fez para ligar a dubladora Nina Rolle à voz da Alexa.

O trabalho de investigação incluiu o contato com diversos grupos de dubladores. A trilha seguida pelo autor o levou ao então executivo da Amazon, Greg Hart, que teria pré-selecionado as gravações das melhores candidatas, deixando a escolha final para o próprio Jeff Bezos, o dono da empresa.

Stone conseguiu entrar em contato com Nina, que por sua vez se negou a comentar o assunto. Já a Amazon não negou e nem confirmou a informação. Confira um exemplo da voz original de Nina Rolle a seguir.

Apesar de o autor se referir à voz da Alexa em inglês, tudo leva a crer que o mesmo timbre de voz é retrabalhado digitalmente para funcionar também com outros idiomas — incluindo o português.




  • arrow