Entenda o que é o open banking | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Entenda o que é o open banking

Entenda o que é o open banking
Entenda o que é o open banking
Entenda o que é o open banking

Começa nesta sexta-feira (13) a fase de compartilhamento de dados cadastrais e transacionais do open banking, no qual uma instituição financeira poderá acessar as informações de outra em que o usuário já possua uma relação.

+ TikTok anuncia novas regras para usuários adolescentes
+ Coreia do Sul recebe submarino capaz de lançar mísseis balísticos
+ 96% das mortes por covid-19 no Brasil são de quem não tomou vacina, aponta estudo

O objetivo é facilitar o acesso a produtos e serviços bancários, como empréstimos e cartões de crédito, que poderão ser oferecidos por outras instituições em condições semelhantes ou melhores às concedidas por bancos com os quais o consumidor já se relaciona.

O cliente terá que autorizar esse compartilhamento de dados (podendo mudar de ideia a qualquer momento) e a instituição financeira não poderá se negar a atender ao pedido. Até o final de setembro, serão compartilhados apenas nome, endereço, saldo e extrato bancário. A partir de 27 de setembro serão compartilhados também dados de transações com cartão de crédito e operações de crédito.

Esse procedimento será vinculado a uma oferta de produto ou serviço específico, como financiamento, abertura de conta ou cartão de crédito. O tempo máximo do compartilhamento será de um ano. As operações são limitadas entre os bancos autorizados pelo usuário. As instituições serão responsáveis pela segurança desses dados.

Com Agência Brasil




  • arrow