Engenheiros do MIT estudam projeto de veículo espacial por levitação | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Engenheiros do MIT estudam projeto de veículo espacial por levitação

Engenheiros do MIT estudam projeto de veículo espacial por levitação

Engenheiros do MIT estudam projeto de veículo espacial por levitação

Engenheiros aeroespaciais do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um protótipo de veículo de exploração espacial que funciona a partir de levitação.

+ FAB assina contrato de compra de mísseis IRIS-T
+ Mutant Year Zero: Road to Eden está de graça na Epic Games Store
+ TikTok supera Google e se torna o site mais popular do planeta

Por conta da falta de uma atmosfera, alguns corpos celestes podem criar em sua superfície um campo elétrico forte o suficiente para fazer a poeira levitar a uma altura 1 metro acima da superfície. Da mesma forma que a eletricidade estática arrepia os cabelos de uma pessoa.

O problema é que em corpos maiores do que pequenos asteroides, como a Lua, esse campo elétrico é contrabalançado pela atração gravitacional.

Pensando nesses problemas, os cientistas do MIT chegaram a uma nave com formato de disco voador e equipados com motores iônicos, capazes de interagir com a carga elétrica da superfície desses corpos celestes para gerar levitação.

A equipe previu que um pequeno robô, pesando cerca de 1kg, poderia levitar a cerca de um centímetro do solo em um grande asteroide como Psiquê, usando uma fonte de íons de 10 quilovolts. Para obter uma decolagem semelhante na Lua, o mesmo equipamento precisaria de uma fonte de 50 quilovolts.




  • arrow