Engenheiro e inventor negro, Elijah McCoy ganha homenagem do Google

Engenheiro e inventor negro, Elijah McCoy ganha homenagem do Google

Elijah McCoy. Foto: Reprodução Google
Elijah McCoy. Foto: Reprodução Google
Elijah McCoy. Foto: Reprodução Google

O Doodle de hoje celebra o aniversário de Elijah McCoy, um engenheiro e inventor negro canadense-americano que revolucionou a eficiência dos trens com suas invenções. Ele deteve 57 patentes em sua vida, a maioria das quais relacionadas a locomotivas e ferrovias.

+ Aneel confirma bandeira verde na conta de luz em maio
+ Viúva de Sean Connery chama atenção aos 93 anos em clique nas Bahamas
+ Ex-lutadora de WWE envolvida em acidente fatal nos EUA

Em 1837, os pais de McCoy escaparam bravamente de uma vida de escravidão em Kentucky através da Underground Railroad e buscaram a liberdade no Canadá. Elijah nasceu em Colchester, Ontário e retornou aos EUA com sua família ainda jovem. Ele cresceu com uma paixão pela resolução de problemas, mecânica e trens. Aos 15 anos, ele decidiu continuar sua educação no campo e se mudou para Edimburgo, na Escócia, para se tornar aprendiz de engenheiro mecânico.

Após seu retorno, McCoy se estabeleceu em Michigan, pois as oportunidades de encontrar trabalho no Canadá eram muito limitadas. Em 1866, os negros americanos enfrentaram discriminação racial desenfreada, o que tornou extremamente difícil encontrar um emprego que se alinhasse com seu nível de experiência em engenharia mecânica. Ele se juntou à Michigan Central Railroad como bombeiro e lubrificador e rapidamente identificou como era ineficiente ter que parar os trens a cada poucos quilômetros para lubrificar manualmente seus motores.

Seis anos em seu papel, McCoy abordou essa questão inventando o que era coloquialmente conhecido como “copo de gotejamento de óleo”. O copo fez com que o óleo fluísse constantemente ao redor do motor sem a necessidade de parar o trem. Consequentemente, McCoy obteve sua primeira patente, “Melhoria em Lubrificadores para Motores a Vapor”. Futuras variações de sua invenção foram usadas mais tarde para revolucionar equipamentos de perfuração de petróleo e mineração, juntamente com ferramentas de construção e fábrica.

McCoy continuou a projetar novas invenções enquanto trabalhava como consultor para empresas de engenharia, incluindo patentes para um irrigador de grama e tábua de passar roupa. Ele finalmente fundou a Elijah McCoy Manufacturing Company em 1920, que produzia dispositivos de lubrificação exibindo seu nome.

+ Grave acidente deixa dois mortos e outras duas pessoas feridas na BR-470
+ Ex-BBB Rodrigo Mussi sofre acidente de carro e está com traumatismo craniano
+ Aline Füchter grava vídeo ficando de pé pela primeira vez após acidente com caminhão

Em 2001, Elijah McCoy foi introduzido no Hall da Fama dos Inventores Nacionais em Akron, Ohio e tem uma exposição dedicada no Museu Histórico de Detroit. As inovações e engenhosidade de McCoy mantiveram os trens em movimento e abriram os trilhos para as máquinas bem lubrificadas de hoje.

Feliz aniversário, Elias McCoy!




  • arrow