Elétrico solar Lightyear 0 pode rodar até sete meses sem recarga na tomada | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Elétrico solar Lightyear 0 pode rodar até sete meses sem recarga na tomada

Lightyear 0
Lightyear 0
Lightyear 0

A startup dos Países Baixos Lightyear apresentou recentemente um protótipo do Lightyear 0, um carro elétrico equipado com painéis solares que promete deixar o motorista livre das recargas da tomada por períodos de até sete meses.

+ Os 10 aviões de caça mais numerosos do mundo
+ EUA estudam padronização de eletropostos para veículos elétricos
+ Avião elétrico Beta Alia completa voo de 2.250 km nos EUA

Esse resultado é obtido com uma combinação de vários fatores, que vai além da simples instalação de painéis solares. A carroceria com coeficiente aerodinâmico de 0,19, feita com materiais veganos e fibra de carbono reciclada, é leve e ainda permite que o Lightyear 0 seja extremamente aerodinâmico.

Já os quatro motores ficam instalados nas rodas. Combinados com pneus finos e de baixa resistência, o modelo registra um consumo energético de 10,5 kWh a cada 100 quilômetros, com a bateria de 60 kWh garantindo uma autonomia máxima de 560 km.

Os painéis solares instalados no capô e teto somam cinco metros quadrados de área. Em países com muita nebulosidade, eles podem garantir sozinho até dois meses de autonomia para um deslocamento diário de 35 quilômetros. Em locais mais ensolarados, essa autonomia pode subir para até sete meses. Tudo isso com a capacidade de atingir até 160 km/h e acelerar de 0-100 km/h em 10 segundos.

A previsão é que a produção do Lightyear 0 comece em novembro. No primeiro lote, serão 946 unidades produzidas, ao custo unitário de 250.000 euros (cerca de R$ 1,3 milhão).




  • arrow