Dina Di, a Rainha do Rap é homenageada pelo Google

Dina Di, a Rainha do Rap é homenageada pelo Google

Dina Di, a Rainha do Rap é homenageada pelo Google. Foto: Reprodução Google
Dina Di, a Rainha do Rap é homenageada pelo Google. Foto: Reprodução Google
Dina Di, a Rainha do Rap é homenageada pelo Google. Foto: Reprodução Google

O Doodle de hoje comemora o 46º aniversário da rapper e compositora Viviane Lopes Maties – mais conhecida por seu pseudônimo Dina Di – a principal MC do coletivo feminino de hip-hop Visão de Rua.

+ Grávida, Fabiola Gadelha posta vídeo dançando de camisola
+ Navio cargueiro abandonado cheio de carros de luxo pega fogo no meio do Oceano Atlântico
+ Loiras do Tchan! Sheila Mello mostra reencontro com Carla Perez

Ela é amplamente considerada uma das primeiras mulheres artistas de hip-hop e gangsta rap a alcançar sucesso comercial no Brasil.

Dina Di nasceu neste dia em 1976 em Campinas, São Paulo, Brasil, e teve uma infância difícil. Embora fosse uma guitarrista no início, Dina Di pegou o microfone na adolescência e concentrou sua energia em escrever rimas que capturassem suas lutas e desafiassem o sistema social arraigado.

Em 1994, Dina Di liderou a Visão de Rua ao lado dos artistas Tum e DJ OG. Juntos, o grupo revolucionário lançou seu primeiro single, “Confidência de uma conviceira”.

Tendo cumprido pena atrás das grades, Dina Di usou a música para compartilhar as duras realidades do sistema prisional feminino.

Ela visitou prisões para compartilhar sua música com mulheres encarceradas para inspirar uma transformação positiva e dar aos detidos esperança de um futuro melhor.

+ Algoritmo do TikTok está sugerindo vídeos de sexo simulado ao vivo para seus usuários
+ Vídeo: Centenas de pássaros mortos caem de repente do céu no México
+ Como consultar dinheiro esquecido em bancos

Vestindo roupas largas para que as pessoas se concentrassem em sua música e não em seu gênero, Dina Di nunca deixou de exibir seu poder de contar histórias líricas cruas para combater a injustiça social, do sexismo na indústria da música aos padrões de beleza e comportamento impostos às mulheres. Com Dina Di, Visão de Rua ganhou o prestigioso prêmio Hutúz do hip-hop brasileiro de melhor grupo de rap feminino em 2000 e 2001, garantindo seu título como a “Rainha do Rap Nacional”.

Hoje, mulheres MCs no hip-hop brasileiro prosperam e continuam a alimentar o movimento de empoderamento feminino. Sua aclamação se confunde com um movimento social construído por mulheres como Dina Di.




  • arrow