Designer cria espelho que só funciona se a pessoa sorrir | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Designer cria espelho que só funciona se a pessoa sorrir


Ideia é motivar pacientes com câncer a sorrir

Caso você acorde em um daqueles dias, nem passe em frente ao espelho high-tech criado pelo designer Berk Ilhan. Este é o Smile Mirror, inventado por ele para motivar as pessoas, principalmente pacientes que enfrentam câncer.

Leia mais:
+ EUA quer banir câmeras fotográficas e laptops de bagagem de mão em voos
Você sabia que é ilegal fotografar a Torre Eiffel à noite?
WhatsApp terá compartilhamento de localização em tempo real

O aparelho parece com um tablet com uma tela opaca. Na parte superior há uma câmera conectada a um software de reconhecimento facial que captura todas as nuances do rosto. Assim que parar na frente do gadget, ele só mostra o seu reflexo caso o software detecte um sorriso.

O designer passou dois anos desenvolvendo o produto enquanto fazia seu mestrado em Artes Visuais em Nova York. “Eu aprendi que suporte moral e apoio social são dois fatores muito positivos durante a batalha de um paciente”, disse o designer ao site da CNN.

Ilhan passou esse tempo visitando hospitais especializados no tratamento de câncer conversando com pacientes, cuidadores e oncologistas. Ele então percebeu como o sorriso pode ser uma ferramenta importante na cura para diminuir o estresse e até elevar o sistema imunológico.

O Smile Mirror surgiu de uma conversa com uma paciente. “Ela me disse que nos primeiros dias após receber o diagnóstico foi muito difícil olhar no espelho para ter a realidade de que tinha câncer. Nossas expressões faciais afetam a maneira como nos sentimos. Se nós usarmos os músculos do sorriso, nosso cérebro entende que algo bom aconteceu”, afirmou.

Ilhan agora está produzindo o Smile Mirror e pedindo ajuda para um financiamento coletivo no site Kickstarter. A ideia do projeto é doar estas unidades, que custam cerca de US$ 2 mil, para hospital e quem sabe no futuro aumentar sua produção para que o preço caia.
Curta nossa página no Facebook

  • arrow