Criminosos usam QR Code do Pix em novo golpe | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Criminosos usam QR Code do Pix em novo golpe

Conta de celular também poderá ser paga com PIX
Criminosos usam QR Code do Pix em novo golpe
Criminosos usam QR Code do Pix em novo golpe

Os analistas da empresa de segurança digital Kaspersky anunciaram a descoberta de dois novos golpes usando pagamento via QR Code do Pix.

+ Telescópio James Webb assume forma final e se prepara para entrar em operação
+ Empresa cria gabinete que respira para resfriar PC
+ Procon-SP considera resposta da Claro insatisfatória e deverá multar empresa

O primeiro é bem conhecido e extremamente comum nessa época do ano: as famosas faturas/contas falsas. Os cibercriminosos enviam por e-mail falsas faturas, imitando o visual de faturas reais, direcionadas a pequenas e médias empresas.

Sem perceber o golpe, a vítima então abre seu aplicativo de banco, entra na opção Pix, escaneia o QR Code do boleto falso e confirma o pagamento. Para tornar o golpe mais convincente, os cibercriminosos ainda criaram uma técnica para disfarçar o e-mail real que realizou o envio da mensagem falsa.

Outro tipo de golpe identificado pelos nossos especialistas foi uma oferta falsa que usa uma plataforma de streaming popular em uma suposta parceria com duas grandes redes de cinema.

A isca é um “plano trimestral” para assistir filmes em cartaz no conforto de casa por R$ 267,99 – e visa atrair a atenção dos cinéfilos. Aqui, a única opção de pagamento é o QR Code do PIX.




  • arrow