Covid-19: quadro leve ou moderado pode afetar sistema cardiovascular | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Covid-19: quadro leve ou moderado pode afetar sistema cardiovascular

Estudo indica um dos fatores que tornam nova variante do coronavírus mais contagiosa
Estudo indica um dos fatores que tornam nova variante do coronavírus mais contagiosa
Covid-19: quadro leve ou moderado pode afetar sistema cardiovascular

Um estudo científico realizado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) aponta que mesmo quadros leve a moderado de covid-19 pode provocar desequilíbrio no sistema cardiovascular de adultos jovens e sem doenças preexistentes.

+ Google disponibiliza novo ‘modo escuro’ no aplicativo para Android
+ Veja os jogos que chegam em breve ao Xbox Game Pass
+ Californication, do Red Hot Chili Peppers, finalmente vira jogo

A pesquisa concluiu ainda que tanto a obesidade quanto o baixo nível de atividade física são fatores determinantes que ajudam a alterar o sistema nervoso autônomo, responsável por funções vitais do organismo, como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram pacientes infectados com o SARS-CoV-2 em Presidente Prudente, município no interior de São Paulo com cerca de 231 mil habitantes e que, até o fim de fevereiro, registrava 39.049 casos confirmados de COVID-19 e 982 mortes.

Os indivíduos tiveram diagnóstico confirmado por teste de RT-PCR e infecção com sintomas leves a moderados. Um grupo de controle saudável foi pareado por idade. No total foram avaliadas 57 pessoas, mas, após as exclusões, 38 foram consideradas no resultado final.

O principal achado foi que, mesmo em infecções leves e moderadas, adultos jovens contaminados pelo SARS-CoV-2 apresentaram aumento da frequência cardíaca e menor atividade do organismo para “frear” essa frequência.




  • arrow