Covid-19: Pessoas que tiveram dengue têm 2 vezes mais chance de desenvolver forma sintomática, aponta estudo | TechBreak - Tudo sobre Tecnologia

Covid-19: Pessoas que tiveram dengue têm 2 vezes mais chance de desenvolver forma sintomática, aponta estudo

Estudo indica um dos fatores que tornam nova variante do coronavírus mais contagiosa
Estudo indica um dos fatores que tornam nova variante do coronavírus mais contagiosa
Covid-19: Pessoas que tiveram dengue têm 2 vezes mais chance de desenvolver forma sintomática

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) realizaram um estudo que sugere que pessoas que já tiveram dengue no passado têm duas vezes mais chances de desenvolver a forma sintomática da covid-19.

+ Nasa divulga som de voo do helicóptero Ingenuity em Marte
+ Blue Origin anuncia primeiro voo tripulado para julho e ainda há lugar
+ Philips Hue GU10: nova lâmpada inteligente da Philips chega ao Brasil
+ Google vai adotar verificação de duas etapas por padrão

As conclusões estão em um estudo publicado na revista científica Clinical Infectious Diseases, feito com base na análise de amostras de sangue de 1.285 moradores da cidade de Mâncio Lima (AC).

Foram incluídas nas análises amostras de sangue coletadas em dois momentos: novembro de 2019 e novembro de 2020. O material foi submetido a testes capazes de detectar anticorpos contra os quatro sorotipos da dengue e também contra o SARS-CoV-2.

Os resultados mostraram que 37% da população avaliada já havia contraído dengue até novembro de 2019 e 35% haviam sido infectados pelo novo coronavírus até novembro de 2020.

Os pesquisadores não sabem precisar as causas do fenômeno. Uma das hipóteses é de que os anticorpos contra o vírus da dengue estariam favorecendo de algum modo o agravamento da covid-19, ou que seja simplesmente uma questão relacionada com a existência de populações mais vulneráveis às duas doenças.




  • arrow